terça-feira, 9 de março de 2010

Valério lança "Ideias com Futuro"

Partilhar


Paulo Valério assumiu cedo que daria centralidade à construção de um programa eleitoral credível. Mas o rol de iniciativas que apresenta aos socialistas, para os próximos três meses, supera todas as expectativas. Seis debates, um fórum online e uma dezena de grupos de trabalho temáticos, eis o modelo escolhido pelo candidato socialista e que responde pelo nome "Fórum Ideias com Futuro". Mas vamos por partes.

Helena Freitas, Lusitano dos Santos, Pedro Bingre, Dulce Lopes e António Rochette, é este o primeiro painel proposto por Paulo Valério, para discutir Urbanismo, Ordenamento e Ambiente, já no próximo dia 16 de Março, no Café Santa Cruz, pelas 21h30.

Os debates continuam, quinzenalmente, sempre à terça-feira, até Maio próximo: no dia 30 de Março, a Cultura, a 13 de Abril, o Desenvolvimento Económico e Social, a 27 de Abril o Associativismo, Juventude e Participação e a 11 de Maio, será a vez de discutir Coimbra - Cidade Saudável. A excepção ao modelo das terças-feiras justifica-se com o dia 25 de Abril, data em que a candidatura "Coimbra com Futuro" celebrará a Liberdade, discutindo "Educação e Democracia".

O actual Director Regional da Cultura, António Pedro Pita, Elísio Estanque, Fausto Carvalho, Fátima Carvalho, Alberto Costa, Hernâni Caniço, Jorge Conde ou Paulo Granja, são outros dos nomes que já aceitaram o convite.

Mas a discussão não fica por aqui. Também até Maio, um Fórum Online abre a participação a toda a comunidade e funciona em articulação com os debates. Um texto de enquadramento de cada tema, ao Domingo e quinze dias de discussão aberta, através da Internet, é o que nos propõe a candidatura "Coimbra com Futuro".

Finalmente, uma dezena de grupos de trabalho fará o acompanhamento, quer do Fórum Online, quer dos Debates e dará corpo ao programa eleitoral de Paulo Valério. Um programa amplamente discutido e participado. Um compromisso com o desenvolvimento de Coimbra e com a afirmação política do PS, junto dos cidadãos.

1 comentário:

  1. Muito bem! É uma boa forma de promover a ideia da participação pública e um modelo de governancia próximo das pessoas, que procure ouvir as diferentes tendências da sociedade, sem deixar ninguém de lado, procurando dar aos grupos mais desfavorecidos uma voz tão audível como a dos mais beneficiados. O planeamento deve ser feito promovendo o debate na sociedade para depois se adoptarem as políticas convenientes.
    Nuno Bigotte Santos

    ResponderEliminar